top of page

Nova vida "de novo"


Um questionamento que eu me fiz enquanto preparava essa mensagem foi: “pode uma coisa nova acontecer de novo?”. Que frase redundante! Acabei chegando a conclusão que nas nossas vidas, acontecem situações onde o contexto é o mesmo, mas a forma que lidamos e vemos a ocasião faz com que ela seja “nova”. Dia após dia nossos sonhos morrem, mas outros nascem, as nossas esperanças se vão, mas logo somos renovados, mas alguns parecem tão impossíveis, ou melhor, já estão mortos, que nos fazem duvidar do poder do poder de Deus, mas a Bíblia nos mostra um relato (em especial) de que há esperança até na “morte”.

Durante a vida de Jesus nos acostumamos com uma palavra: ressurreição. Ele ressuscitou seu amigo Lázaro (Jo 11:38-44), ressuscitou também a filha de Jairo (Lc 8:41-42; 49-55), o próprio Jesus ressuscitou ao terceiro dia (Lc 24:1-12). Ele não ressuscitou apenas pessoas, mas também sonhos e esperanças. Podemos pensar “Jesus morreu, acabou o poder!”. E é ai que nos enganamos. A palavra de Deus conta um relato da historia de um rapaz chamado Êutico (At 20:7-12) que mesmo morto, nos traz um renovo de vida. Paulo se encontrava em sua terceira viagem missionária, e, em determinado momento, ele chega à cidade de Trôade. Ele já estava ambientado com o campo missionário, com as perseguições, ameaças, mas em nenhum momento ele deixou de cumprir o IDE do Pai (Mc 16:15). Estavam reunidos todos os auxiliadores da caminhada de Paulo de diversas regiões do mundo, quando eles se reuniram para realizar a ceia do Senhor. Já era meia noite, eles estavam cansados, provavelmente sujos de caminhar durante todo o dia, mas, como Paulo iria partir no dia seguinte, decidiu continuar a falar. É ai que nos deparamos com o testemunho desse rapaz. Assim como os outros, Êutico também devia estar cansado, mas ele escolheu descansar em um lugar muito perigoso: na janela. A Bíblia diz que ele adormeceu profundamente enquanto Paulo falava. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto”

Aquele rapaz ESTAVA MORTO! Para a maioria das pessoas (senão todos) aquele rapaz não tinha mais jeito. Mas mesmo assim Paulo não desistiu dele e nos mostrou que quando estamos mortos, Deus só quer três coisas de nós (v.10).

Paulo desceu: Paulo foi ao encontro daquele jovem que já não tinha mais vida. Em alguns momentos das nossas vidas, nos sentimos tão longe de Deus que pensamos que Ele não nos vê e não nos ouve, mas Ele só quer que nos levantemos e corramos ao encontro dEle. Não importa se estejamos vivos, paraplégicos ou rastejando, o Senhor quer que vejamos a Ele. Ele quer que desçamos ao Seu encontro. Paulo inclinou-se: Assim como a mulher do vaso de alabastro (Jo 12:1-7) e a maioria das pessoas que conheceram do poder e da graça de Cristo, Paulo se inclinou ao rapaz. O fato de Paulo se inclinar àquele rapaz mostrava que ele estava caído e ele precisa se abaixar para estar mais próximo dele. Deus quer que nós nos inclinemos/ajoelhemos a Ele mostrando a Sua grandiosidade. Paulo abraçou: Assim como Paulo abraçou aquele jovem que estava morto, Deus está de braços abertos disposto a nos oferecer uma nova vida. Ele espera apenas uma oportunidade de nos ver correndo de braços abertos como um filho que vê seu pai chegando de viagem depois de um mês distante. Sabe o que aconteceu? Aquele rapaz recebeu vida! Na nossa caminhada com Deus, fazemos como Êutico: cansamos, não conseguimos ficar com os nossos olhos da fé abertos. A correria do dia a dia, as distrações da vida e as lutas acabam nos afligindo, e, sem esperar, adormecemos sentados na janela, caímos do precipício e morremos espiritualmente. Mas Paulo nos mostra que Deus tem uma nova vida para nos oferecer, mesmo após a morte, precisamos apenas descer, nos inclinarmos e abraça-lo.

Aquilo que era sem vida, Deus ressuscitou e fez com que aquele rapaz tivesse uma nova vida “de novo”

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • _edited
  • WhatsApp
  • Facebook Basic Square
bottom of page