Seja útil!
- Karina do Carmo
- 8 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Há alguns meses me deparei com esta frase:
“Não busque ser grande, mas verdadeiramente útil” C.H Spurgeon
Desde então tenho repensado minhas prioridades. Repousei meus pensamentos na caixa das memórias, encontrei amigos que há tempos não via, analisei a relevância das minhas escolhas, ponderei meus sentimentos e me deparei com o seguinte questionamento:
Como medimos a utilidade da vida?
Em uma sociedade majoritariamente influenciada pela perspectiva comercial, geralmente é pela “lei da oferta e procura”, infelizmente. Subjulgamos a importância da empatia e da solidariedade por interações virtuais e ações sociais efêmeras; passamos a pesar os valores e a moral com balanças enganosas, frívolas e egoístas e desvirtuamos a complexidade das relações interpessoais por “democráticos” acordos de poder, envoltos de manipulações, ganância e inveja; a nossa existência precisa encontrar melhores motivações.
Acredito que você leitor concorde com a seguinte afirmação: Ninguém é Feliz sozinho! Por isso, compreendo que um solitário sobrevive, mas, quem anda acompanhado progride e as Escrituras Sagradas ainda nos ensinam que: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo não terá quem o levante.” (Eclesiastes 4. 9,10).
Geralmente este texto é usado em cerimônias de casamentos, não é mesmo?! Mas a intenção primária e principal dele não se restringe ao matrimonio, sua intencionalidade é despertar o entendimento de que o progresso e o valor da nossa existência não podem estar fundamentados em aquisições de bens e em valores monetários; muito menos em fama e poder, viver assim é correr atrás do vento...
“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” (Provérbios 18.1)
O mais sábio não é viver cercado de gente, afinal, a quem diga que existe solidão em uma sala lotada de pessoas sem conexão. O melhor caminho é conecta-se, comprometer-se, envolver-se; com certeza isso demanda estabelecer prioridades, enfrentar conflitos, passar por sabores e dissabores, mas afirmo: É a melhor maneira de você ser gente!
Por fim... Buscar ser verdadeiramente útil encontra-se na disposição de servir, na singeleza de perceber o outro, no altruísmo de não pensar apenas em si mesmo, na sabedoria de compreende-se nem melhor, nem pior.
Seja Útil!
Comentarios