top of page
Buscar

Os ouvidos da obediência

  • Johnata Trindade
  • 28 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Na nossa ultima reflexão falamos sobre o olfato, sentido importantíssimo para a percepção de cheiros, os quais são determinantes para descobrirmos se estamos exalando o bom perfume de Cristo. Dando seguimento aos “Sentidos de Cristo”, falamos hoje sobre a audição. A audição é um dos cinco sentidos e é responsável pela ausculta de sons e ruídos além da captação de vozes, a qual é um fator facilitador para uma boa comunicação interpessoal.

Nos deparamos com diversos relatos bíblicos sobre personagens que ouviram a voz de Deus. Alguns como Adão, que todos os dias, no fim da tarde, ouvia o Senhor no Jardim do Éden, mostrando uma verdadeira comunhão entre a primeira criatura e o Criador. Outros como Jonas, o qual também ouviu a voz do Altíssimo, mas, não seguiu as suas ordenanças e tentou fugir do proposito do Senhor para satisfazer a sua própria vontade, sendo posteriormente engolido por um peixe gigante como castigo pela sua iniquidade (Jonas 1:17). Mas, dentre diversos exemplos, gostaria de mostrar a importância da obediência de um homem chamado Samuel.

Samuel foi o ultimo juiz e o primeiro profeta da história de Israel. Samuel teve uma vida dedicada ao Senhor desde o seu nascimento milagroso, já que sua mãe Ana era estéril. Desde a sua infância, era levado ao templo do Senhor e cresceu acompanhado pelo sacerdote Eli, com quem amadureceu muito rapidamente e, enquanto era menino ouviu o Senhor chamando pelo seu nome (1 Samuel 3). O chamado de Samuel nos mostra a importância de estarmos com os nossos ouvidos espirituais atentos a voz do Senhor.

“O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: ‘Samuel, Samuel!’ Então Samuel disse: ‘Fala, pois o teu servo está ouvindo’.” (1 Samuel 3:10). Samuel poderia está cansado, dorminhoco, meio que sonolento. O Senhor o chamou quatro vezes, e apenas na ultima vez ele soube discernir que o Senhor lhe chamava.

Sofremos com um grave problema auditivo atualmente: acumulo de cera nos ouvidos. A cera tem por função a proteção dos ouvidos contra eventuais bactérias e pequenos insetos, mas, com o seu excesso, ela pode tapar a região causando a perda temporária da audição. Nossos ouvidos estão cheios de cera! Essa cera é feita pelo pecado. A cada vez que damos espaço nas nossas vidas, o pecado vai consumindo e, daqui a pouco, somente uma cirurgia minuciosa para remover todo o conteúdo, mas Deus nos deu um presente. Uma criação magnifica: o cotonete. Ele é responsável pela retirada de qualquer acumulo de cera nos ouvidos.

Passar o cotonete por algumas vezes pode ser doloroso, pois ira remover uma camada de “cera” muito grossa e carrasquenta contida nas nossas vidas, mas, temos a consciência de que, com os nossos ouvidos limpos, estaremos prontos para ouvir a voz do nosso Senhor nos guiando e nos direcionando em todos os nossos passos e caminhos, trazendo a santificação das nossas vidas plena comunhão com Ele.

A dor da retirada da “cera” nem se compara a dor da surdez espiritual.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • _edited
  • WhatsApp
  • Facebook Basic Square
SOBRE O BLOG

Irmãos em Cristo que encontraram uma forma e um meio de levar as Boas Novas de Cristo através de textos e reflexões com o objetivo de renovar, aliançar e apresentar um Cristo que morreu pelos nossos pecados para nos dá vida, e tudo isso por amor a nós.

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Ilhéus

Estado: Bahia

País: Brasil

CONECTE-SE
  • _edited
  • WhatsApp
  • Facebook Social Icon

© 2016 por TeoloBíblia. Criado pelo Wix.com

bottom of page