top of page
Buscar

A corrida dos mensageiros e o mensageiro que leva A MENSAGEM.

  • Rilton Filho
  • 13 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

No texto de II Samuel 18, encontramos mais uma das diversas batalhas encontradas no Antigo Testamento. Desta vez há uma peculiaridade nas ordenanças do rei Davi. Nesta batalha ele queria ressaltar a seguinte informação: “Deu ordem o rei a Joabe, a Abisai e a Itai, dizendo: Tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim. Todo o povo ouviu quando o rei dava a ordem a todos os capitães acerca de Absalão” (v. 5). Esse foi o decreto mais importante do rei naquela batalha. Porém, se fizermos uma leitura cuidadosa desse texto, iremos ver a desobediência de um dos seus chefes, chamado Joabe. Dada a morte de Absalão, Joabe vê-se na necessidade de enviar algum mensageiro a Davi para lhe dar a trágica notícia. E, é a partir desse envio de um mensageiro que eu quero focar e desenvolver uma reflexão.

No verso 19 até o final deste capítulo de II Samuel 18, iremos ver uma corrida de mensageiros para levar a mensagem ao rei. Joabe, o autor do assassinato, escolhe enviar o guerreiro Cusi para a terrível missão de entregar uma mensagem tão triste ao rei. Vendo essa escolha, o guerreiro Aimaaz se oferece a Joabe para levar a mensagem ao rei, porém, Joabe diz: “Tu não serás, hoje, o portador de novas, porém outro dia o serás; hoje, não darás a nova, porque é morto o filho do rei” (v. 20). Dada a ordem, a Bíblia diz que Cusi corre para levar a mensagem mais importante daquela batalha, entretanto, Aimaaz não desiste e se oferece mais duas vezes para fazer a missão que fora dada a Cusi. Depois da insistência de Aimaaz, Joabe lhe concede em curtas palavras: “Corre” (v. 23), (como quem diz: “Já que você quer ir, vá”). A Bíblia diz que Aimaaz passa de Cusi e chega primeiro ao palácio para entregar a “boa nova” mais importante e esperada pelo o rei Davi. Diante do rei, Aimaaz houve a pergunta principal: “Vai bem o jovem Absalão?” (v. 29) e Aimaaz responde o que já se esperava: “Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o teu servo, ó rei, porém não sei o que era”. A primeira falha da mensagem de Aimaaz é vista quando ele diz que “Joabe lhe enviou diante do alvoroço”, quando na verdade, ele insistiu e se ofereceu para uma tarefa que não cabia naquele momento a ele fazer. A segunda falha é vista no conteúdo da mensagem quando ele diz: “porém não sei o que era”. Passada a vez do primeiro mensageiro, é chegada a hora do verdadeiro mensageiro. Diante da mesma pergunta, Cusi responde: “Sejam como aquele os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para o mal”. Embora não fosse a “boa nova” esperada pelo rei Davi, Cusi, na corrida dos mensageiros, levou a verdadeira mensagem.

Nessa avalanche de pastores e líderes que dizem ser levantados por Deus, enxergo neste texto a resposta para eles. Vejo que aquele em que o Senhor chama, (que para esses mensageiros era o seu chefe do exército) ele sustenta até o fim da sua missão. É dado aos chamados de Deus, a perseverança para levar a verdadeira mensagem, ainda que está não seja uma mensagem de paz. Mas, para os não designados a tal missão é dada a posição que foi dada à Aimaaz (v. 30).

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • _edited
  • WhatsApp
  • Facebook Basic Square
SOBRE O BLOG

Irmãos em Cristo que encontraram uma forma e um meio de levar as Boas Novas de Cristo através de textos e reflexões com o objetivo de renovar, aliançar e apresentar um Cristo que morreu pelos nossos pecados para nos dá vida, e tudo isso por amor a nós.

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Ilhéus

Estado: Bahia

País: Brasil

CONECTE-SE
  • _edited
  • WhatsApp
  • Facebook Social Icon

© 2016 por TeoloBíblia. Criado pelo Wix.com

bottom of page